domingo, 22 de março de 2009

O TEMPO CERTO

MORFINO: Você vive dizendo que cada coisa acontece no tempo certo. Isso não é uma boa desculpa pra não agilizar?
REIFF: Que perguntinha capciosa...O que é agilizar? Eu não agilizo muito uma visão comercial do que eu faço. Mas agilizo muito um aprofundamento artístico. A gente pode agilizar as coisas de outras formas, fazendo um trabalho mais centrado, mais apaixonado, mais consistente. Estou o tempo todo agilizando possibilidades de me descobrir no que faço, de descobrir o quanto do outro existe em mim...descobrir o que é que eu quero dizer a cada momento...e por que quero dizer alguma coisa... Coisas consistentes demoram mais pra acontecer, mas acontecem por mais tempo.

MORFINO: O que é uma coisa consistente em termos de arte?
REIFF: Pra mim, consistente é uma arte que seja viceralmente verdadeira. Uma experiência individual tão acachapante, tão dolorida, tão extasiante, que dela brote uma arte viva, e que dessa arte brote vida, em estado vulcânico.

MORFINO: Você se sente cobrado por resultados?
REIFF: Só pela minha ex-mulher (risos). Eu já sou feliz em fazer o que chamo de arte. E é isso que me nutre, me inspira, me inflama, me enche de vida. Acho que quando se vive nesse estado de paixão, todos os valores mudam.

MORFINO: O que é que você está fazendo?
REIFF: Estou buscando uma arte simples e atômica. Uma coisa minimal, que fale muito para o pouco tempo que temos.

Um comentário:

Dafne disse...

"Estou buscando uma arte simples e atômica. Uma coisa minimal, que fale muito para o pouco tempo que temos". Lindos versos!!!! Sábias palavras...
Penso que o tempo, que tanta gente desperdiça, é o que temos de mais precioso. Por isso, sinto sempre Urgência na vida. Não que eu corra, pelo contrário... A minha urgência é de estar plenamente viva, me dedicando ao que de fato interessa.