terça-feira, 27 de janeiro de 2009

CRIATIVIDADE

MORFINO: Você acha que a excassez de recursos inspira a criatividade?
REIFF: Totalmente. Na época de estudante, eu morava em república e a gente cozinhava com o que tinha em casa. Não tem farinha de trigo, vamos ver o que rola se botarmos a de mandioca. Não tem vinho branco, vamos colocar um pouco desse vinagre branco. Acabavam surgindo soluções surpreendentemente interessantes.
Quem tem tudo na mão não descobre novas possibilidades. Usa as que tem. Errar é sempre um bom jeito de descobrir novas soluções. Descobri enquadramentos inusitados de câmera filmando a mim mesmo com câmera digital. Se eu tivesse pudesse acompanhar o enquadramento, talvez tivesse dado soluções mais óbvias. Quando menos recursos dispomos, mas criativos nos tornamos.

MORFINO: Eu estaria certo dizendo que a criatividade tem a ver com a disponibilidade.
REIFF: Eu nunca tinha pensado nessa correlação, mas ela é muito boa. A gente tem que ter um olhar desapegado sobre tudo. Recursos não faltam. Falta a nossa predisposição em encontrá-los.

Nenhum comentário: