terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ENCONTROS

ALTEREGO: Por que entrevistas?
REIFF: Porque sou um apaixonado por entevistas, por talk show. Quando menino, varava noites assistindo ao Comando da Madrugada, com o Goulart de Andrade. Gosto de entrar na intimidade das vidas, degustar todo o sabor que existe ali. Também me apaixonei pelos diálogos do Campbell com Bill Moyers, na série O Poder do Mito. Gosto de diálogos, de conversas, dos roteiros de sitcom. Gostava de ver Letterman, Jay Leno, Provocações, Saia Justa...
Além disso, quando se dá uma entrevista, se para pra pensar. Quando a gente para, as idéias nos alcançam.

ALTEREGO: Qual a correlação que você vê entre as entrevistas e um roteiro de sitcom?
REIFF: Uma boa entrevista é um bom texto. Um texto construído a dois. Tem um movimento, uma fluência, tem vida. O bom texto de sitcom também. Ambos nos deixam apaixonados pela vida dos outros. E isso tem um valor mágico. É quase uma meditação budista.

ALTEREGO: Você faz terapia?
REIFF: Sim. Toda vez que escrevo (risos). Já fiz muita terapia. Hoje eu escrevo. Quando escrevo uma frase e apago correndo, vejo o meu superego como poucos terapeutas me fizeram enxergar. Eu digo que quando eu escrevo eu me vomito desde a alma e me descubro no que vejo.

Nenhum comentário: