domingo, 20 de julho de 2008

PRÓS E CONTRAS

ALTEREGO: Quais os prós e os contras que você vê na sua arte?
REIFF: Na minha arte, eu não sei. Em mim, eu sei um pouco. O falta e o excesso de humildade. A verdadeira arte flui entre os gravetos do nosso ego. O ego é uma merda. Mas é da merda que nós rimos. A idiotice humana é o suprassumo do humor, a quintessência. Quando nos damos conta dessa ilusão toda na qual vivemos, temos um lampejo de iluminação. Por isso que o humor é algo divino.

ALTEREGO: Não mude de assunto. Quais são os defeitos que você vê em si mesmo?
REIFF: Essa coisa de perder o foco, de pensar a vida em hiperlinks, desde pequeno. Viajar demais é o meu pior lado. Mas também é o melhor.

ALTEREGO: Por quê?
REIFF: Porque a vida pode ser mais imaginativa, mais criativa, mais espirituosa. E nisso eu posso contribuir. Por outro lado, quem vive num planeta onde se paga contas tem que realizar. E pra isso é preciso ter foco, concentração, planejamento. Eu sou DDA. Tenho o tal Distúrbio do Déficit de Atenção. A minha mente salta de galho em galho que nem macaco. Pode ter dado a volta ao mundo, mas não chegou em lugar algum.
Estou escrevendo, resolvo pegar o sax e tocar uma música, aí me dá vontade de ligar pra alguém, mas eu me lembro que preciso tirar a roupa do varal, no caminho resolvo fazer um pão de queijo, mas me lembro que as compras ficaram no carro, aí me lembro que o carro ficou no supermercado...

ALTEREGO: Não deve ser fácil conviver com alguém assim.
REIFF: Em muitos momentos eu não me aguento. Se eu consigo rir de mim, é um alento.
O ungüento. Hoje eu rio. Amanhã eu oceano.

Nenhum comentário: