quarta-feira, 29 de abril de 2009

VIDA INTELIGENTE

MORFINO: É sua a frase "Existe vida inteligente no planeta, a gente só precisa saber onde está." Depois você lançou um site o qual você autoproclama de "humor inteligente". Onde está a inteligência?
REIFF: Existe vida inteligente no planeta e a cada dia eu me surpreendo com isso. Ando muito feliz com uma repentina tomada de consciência nas mais diversas áreas. Não sei se é por conta do mundo se falar mais. Ou é por conta dessa perturbação toda no clima. Pela derrocada dos modelos tradicionais. Está rolando um despertar geral.
Gente fazendo coleta seletiva. Meu filho de 3 anos um dia me disse "Não gasta água da torneira, papai."
Inteligente é aquilo que foge do óbvio, de tão óbvio.

MORFINO: Inteligência pra você seria um sinônimo de consicência ecológica?
REIFF: Não só. Inteligência é respeitar as particularidades de cada questão. Mecanizar é criar estereótipos. Viver inteligentemente é valorizar as diferenças.
Vejo pessoas simples fazendo arte de excelente qualidade. A internet tem dado uma extraordinária contribuição pra essa visão holística do mundo. A gente vê de tudo. E nem precisa viajar pelo mundo afora, como se fazia antigamente.


MORFINO: E como é um "humor inteligente"?
REIFF: É algo que não é oferecido pronto, acabado. Não segue um modelão. Não é feito em série. Pret a porter. Ele não prescinde do leitor para o resultado final. Uns riem, outros nem sabem que era pra rir. Não tem nada escancarado. Não tem truques, formulinhas. Tem o frescor da vida. E é por isso que pode encantar, antes do que fazer rir.

Nenhum comentário: