sexta-feira, 7 de novembro de 2008

TER O QUE DIZER

ALTEREGO: Você vive dizendo que o importante é ter o que dizer. O que você tem a dizer sobre isso?
REIFF: Isso é tudo o que eu tinha a dizer. (risos)

ALTEREGO: Quem, pra você, tem o que dizer?
REIFF: Sempre que eu me deixo tocar por alguma obra artística, sinto que aquela pessoa tem o que dizer. Ou pelo menos para mim ela teve o que dizer. Ter o que dizer é sentir a necessidade de se expressar, uma necessidade tão arrebatadora, que o resultado é forte, tocante, tem personalidade.

ALTEREGO: Então só artistas têm o que dizer?
REIFF: Pra mim, artista é aquele que tem o que dizer. E ter o que dizer é ser honesto com a sua experiência. É ver algo de sagrado na sua verdade.

ALTEREGO: O que é arte pra você?
REIFF: É algo que me desperta algum tipo de consciência mágica. Tem pessoas que podem lavar louça com arte. Com um tal gral de presença e de entrega, que quem veja saia tocado dessa observação.

ALTEREGO: Você não está ampliando demais os horizontes do que possa ser considerado arte?
REIFF: Acho que o mundo precisa cada vez menos de rótulos. As pessoas são convidadas a se expressar. Aí ficam seguindo modelos, até que finalmente encontram essa sua vontade genuína de dizer alguma coisa. Nesse momento elas se transformam em artistas.

Nenhum comentário: